A internet e as rede sociais têm possibilitado o desenvolvimento de um dos mais importantes atributos que nos distingue dos demais seres criados: o poder da comunicação.
Mas com a dádiva, vem também a responsabilidade, e por isso temos que pensar muito na comunicação do ponto de vista de quem ouve, e não apenas do ponto de vista de quem fala.
Em Vendas, boa comunicação é aquilo que o outro entendeu daquilo que você disse.
Você deve se lembrar da tal “lábia de Vendedor” que já comentamos aqui recentemente. Pois é… Falar “pelos cotovelos”, seguramente, em Vendas, traz mais problemas do que soluções.
Com tanta gente falando de tudo e sobre todos, nunca as pessoas estiveram tão desconfiadas umas das outras como neste tempo atual. Nunca estiveram mais preocupadas consigo mesmas como estão hoje.
Por isso, destacar-se em Vendas, hoje, requer um atributo que eu aponto como sendo o grande diferencial a ser perseguido por organizações, equipes e indivíduos.
O atributo: credibilidade – qualidade do que é confiável, crível. Isso mesmo: característica de quem consegue ou conquista a confiança de alguém.
Credibilidade no falar, no comunicar, no agir. Credibilidade para propor, ensinar, negociar. Credibilidade para organizar, construir, produzir. Credibilidade para atender, solucionar. Credibilidade para liderar.
Fazer ao cliente aquilo que você diz que é capaz de fazer é o passo inicial para a conquista de credibilidade.
Quem é da área de Vendas se depara com questões de credibilidade o tempo todo:
“Este seu produto é mesmo o melhor do mercado?” “Sim! Absolutamente é o melhor, sem dúvida alguma!”
“A diretoria exige algumas referências para também comprovar a idoneidade dos fornecedores. Você me consegue algumas referências para eu checar?” “Sim, não tenha dúvida, com certeza te consigo as referências!”
Há em nossos dias, instalada em diversos níveis da sociedade, a “crise da falta de credibilidade”; e, como não poderia ser diferente neste caso, ela tem afetado também as relações nos negócios.
Portanto, minha recomendação a você hoje é que:
Ao construir com sua equipe uma visão de atendimento excelente ao cliente;
Ao treinar sua equipe para ouvir a voz do cliente;
Ao prepará-la para ser uma equipe vitoriosa;
Ao inspirar sua organização com bons propósitos de atendimento ao cliente;
Ao eliminar as barreiras que impedem sua equipe de conquistar novos clientes, e manter satisfeitos os atuais;
Ao preparar seu time para medir e lidar corretamente com as informações de seu mercado, tenha sempre em mente que:
- Ajudar e apoiar seus superiores, seus pares, suas equipes e seus clientes;
- Compartilhar o poder em sua organização;
- Trabalhar para conquistar a confiança, a credibilidade do cliente, e daqueles que estão próximos a você, nunca foram atitudes tão essenciais para a prosperidade de qualquer negócio, equipes ou indivíduos.
Fazer aquilo que você diz e promete ao cliente, é a melhor maneira de comunicar a ele suas intenções e propósitos. Essa comunicação ele entende. E melhor, trará sucesso e lhe dará credibilidade!