Skip to main content

Mesmo entendendo a importância de se ter uma visão, um sonho que inspire colaboradores, clientes, parceiros e acionistas, há líderes e gestores empresariais que têm dificuldades para cria ou comunicar tal visão. Outros, têm dificuldades para guiar  suas equipes conduzindo-as por uma visão que as inspire no trabalho diário.

Se você já tem ou não uma visão claramente definida e luta pelo crescimento, buscando fugir da estagnação, posso lhe assegurar que independentemente do tipo de negócio que você possua ou gerencie, ter uma equipe com uma visão orientada para o cliente é essencial para o sucesso da sua organização, da sua marca.

Enquanto muitos ainda se debatem para criar uma visão que inspire e contagie seus pares e liderados, a pressão por atitudes que tragam envolvimento de “todo o mundo” só aumenta, e essa pressão, nos nossos dias, já tem nome: chama-se Engajamento.

Acordo, ajuste, contrato, pacto, comprometimento, compromisso, empenho, envolvimento, participação. Isso tudo é Engajamento. E, portanto, está bem longe de ser algo simples. Muito embora, para alguns, o atual conceito de Engajamento seja outro daqueles “modismos” corporativos, e que tem um apelo mais mercadológico do que filosófico. Portanto, teria hora certa para acabar.

Se é isso mesmo ou não, quem viver verá. Mas por enquanto, minha recomendação a você é que não espere para ver todo mundo compromissado com a sua empresa, com sua equipe, se antes você não se compromissar com aquilo que deve ser considerado como primordial: ter uma visão orientada para atender o cliente de forma excelente.

E para te ajudar nisso, trago o que Richard Whiteley, co-fundador da Fórum Corporation e escritor best seller chama de “sete imperativos fundamentais”:

  1. Crie uma visão que preserve o cliente;
  2. Sature a sua empresa com a voz do cliente;
  3. Aprenda com os vitoriosos;
  4. Liberte os defensores de seus clientes;
  5. Derrube as barreiras ao desempenho conquistador de clientes;
  6. Esteja sempre medindo;
  7. Faça o que você diz.

Em nossos futuros post, falaremos um pouco mais sobre cada um destes sete imperativos. A gente se encontra por aqui!

Author Davi

More posts by Davi