Quanto do que você aprendeu e conhece sobre o seu negócio, sobre o seu mercado, tem sido aplicado na construção de uma visão de futuro para a sua empresa, para a sua equipe?
Mais, ainda! Sua equipe e seus pares compartilham da mesma visão? São inspirados por ela enquanto cumprem suas funções? Suas tomadas de decisão são orientadas por essa visão?
Note bem, a visão a que me refiro não é aquela expressa por algumas frases politicamente corretas e que está emoldurada, pendurada nas paredes da empresa, mas é incapaz de inspirar alguém, pois não produz motivação diária na vida de quem deveria ser tocado, movido por ela.
Falo de uma inspiração que motive e atenda aos anseios do menor dos colaboradores ao maior dos acionistas, ainda que eles tenham papeis e interesses individuais bem distintos na organização.
Estou falando de um lema, um ideal, uma imagem viva, uma visão voltada para ajudar o cliente a prosperar, para solucionar seus problemas, para atender suas necessidades, como alguns preferem dizer.
Se você já tem uma visão que coloque o cliente no centro do seu negócio, e que seja capaz de inspirar sua equipe neste sentido, dou-lhe meus parabéns!
Mas se você deseja construir ou reconstruir uma visão voltando-se mais para o cliente, deixo contigo algumas dicas para te ajudar a construir uma. Junte sua equipe e pondere sobre:
- Que tipo de empresa vocês são hoje e desejam se tornar num futuro próximo?
- Como a empresa será para vocês e para seus clientes quando atingirem essa visão?
- O que desejam ouvir a respeito do resultado do trabalho de vocês?
- Quais valores são mais importantes para vocês?
- De que modo essa visão representa os interesses de seus clientes e os valores que vocês prezam?
- Qual o papel de cada pessoa nessa visão do futuro?
Estimule o trabalho de sua equipe, de seus colaboradores, e faça-os sentir que ter uma visão é algo muito importante para todos na empresa. Ao final, envolva-os na busca de um enunciado que possa resumir a visão definida.
O enunciado deve ser claro, envolvente, fácil de memorizar, compatível com os valores da companhia, ligado às necessidades dos seus clientes, e visto como um desafio – algo difícil, mas nunca impossível.
Desejo a você grande sucesso na construção de uma visão que dirija sua equipe para o cliente!