O desejo ardente de se tornar o melhor naquilo que se faz, tem sido a receita de sucesso dos vitoriosos. Superar marcas, metas, obstáculos e dificuldades, tem conferido a alguns indivíduos, equipes e empresas, o sabor da realização e das conquistas.
Você deve concordar comigo que uma mentalidade de campeão valoriza o esforço e a disciplina, fatores naturalmente contrários à personalidade humana, diga-se de passagem.
Mas a maioria das pessoas está atrás de facilidades e da “liberdade de fazer o que der na telha”. Para estes, esforço e disciplina não soam muito bem aos ouvidos.
O ser humano tem aversão às dificuldades, pois elas abatem, deprimem e desanimam. E os vitoriosos são aqueles que embora não sintam prazer em ser surpreendidos por dificuldades, tomam a firme decisão de usá-las para crescer, para se tornar melhores, vitoriosos, por assim dizer.
Em muitas das empresas e equipes com as quais tenho tido o privilégio de trabalhar, tem sido muito comum ouvir a frase: Ah, mas aqui é diferente; foi assim que aprendemos; sempre foi assim!
Admitir que ainda não sabe pode ser desconfortável ou vergonhoso para a maioria, porque aprender, em outras palavras, significa reconhecer que ainda não sabe, e isso requer uma boa dose de coragem e humildade.
Talvez seja exatamente por isso que os campeões não são muitos. São pessoas, equipes e empresas especiais, que estão a todo tempo se autoavaliando, buscando conhecimento, aprendizado, melhores práticas, técnicas e métodos inovadores para serem os melhores, para serem os vitoriosos. E eu aproveito para abrir um parêntese aqui: tal conduta não se aplica apenas aos negócios, mas a todas as áreas da vida. Familiar, espiritual, social, educacional, profissional e outras mais.
Quer ver uma coisa: Quanto esforço e disciplina empreende um pai ou uma mãe que são vistos como campeões, como vitoriosos? Já pensou nisso? E se você é um deles, sabe do que estou falando.
Mas pela aversão ao esforço e à disciplina, pela falta de humildade para reconhecer que não sabe, que precisa se esforçar para aprender, que precisa se capacitar como pai, mãe, esposo e esposa, a sociedade hoje sofre, e o mundo está cheio de famílias destruídas, sem perspectivas.
Ser vitorioso, em qualquer área da vida, requer muito esforço, disciplina e humildade.
Mas é mais fácil delegar, procrastinar, fazer de conta que está tudo bem…
Eu poderia dar a você uma lista enorme de dicas e conselhos sobre o que fazer para aprender com os vitoriosos.
Mas deixo contigo apenas três, e faço isso de coração para coração, porque é o que eu tenho feito quando penso neles:
- Cultive mentalmente, a cada dia, a necessidade de ser humilde para aprender com quem sabe mais, com quem é melhor naquilo que você faz ou deseja fazer;
- Busque o conhecimento e aprenda com que tem sido vitorioso em sua missão;
- Cerque-se de sabedoria e da experiência de quem você confia e quer o seu bem; busque a sabedoria divina.
E se tão somente acreditarmos e buscarmos isso, poderemos impactar a história da nossa vida pessoal e familiar, das nossas equipes, dos nossos clientes, das nossas empresas, da sociedade na qual vivemos.
Desejo a você vitoriosas conquistas na preparação da sua equipe!